Mas, o que é um hospital filantrópico?

São instituições privadas, porém sem fins lucrativos, que possuem contrato com o sistema público para prestar atendimento aos pacientes do SUS. Pelo menos 60% dos atendimentos oferecidos pelos hospitais filantrópicos são destinados, obrigatoriamente, ao SUS.

No Hospital Infantil Filantrópico SOPAI os atendimentos pelo SUS representam 98%.

Hoje, as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos atendem 50% do total de pacientes e 70% dos pacientes de alta complexidade de todo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Responsáveis pela manutenção de 169 mil leitos hospitalares e 26 mil leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ao redor do Brasil, as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do país correm risco de fechar as portas.

As 1.824 unidades hospitalares (Hospitais Filantrópicos e Santas Casas) representam 70% do volume assistencial de alta complexidade do SUS. Além disso, as instituições realizam 51% dos atendimentos de média complexidade.

Todos os anos, santas casas e hospitais filantrópicos produzem mais de 5 milhões de internações, 1,7 milhão de cirurgias e cerca de 280 milhões de atendimentos ambulatoriais. Além disso, levantamento da Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) aponta que, em 824 cidades brasileiras, as unidades médicas do tipo são o único equipamento de acesso ao cuidado e assistência em saúde.

Doações

As organizações filantrópicas são mantidas com doações de pessoas físicas e de empresas, além de parcerias, convênios e políticas públicas pactuadas com os governos municipais, estaduais e federal. Imagine como é desafiador manter a dosagem entre receita, despesa e investimento, como os que fazemos, para atender ao público em geral com os melhores profissionais e equipamentos?

Não é fácil, muito menos simples, mas contar com doadores, profissionais qualificados e parceiros comprometidos com a causa da filantropia fortalecem a credibilidade, os serviços oferecidos e, consequentemente, a confiança para o crescimento das parcerias e doações. 

O Hospital Infantil Filantrópico SOPAI é um exemplo de unidade de saúde filantrópica que contribui com excelência na prestação de serviços às crianças e adolescentes cearenses.

Para as funções administrativas hospitalares são contratados profissionais especializados, com autonomia de ação, mas sempre supervisionados pela Diretoria Técnica, comandada pelo Dr. Fabrício César Aderaldo Menezes. É esse entrosamento e comprometimento dos gestores, em todos os níveis da administração, que vem possibilitando tomadas de decisões que mantém a instituição filantrópica em crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *