Atendimento Direto/SAC +55 85 4005-0707
WhatsApp 85 99133-0960

SOPAI HOSPITAL INFANTIL

Placeholder

          Como um projeto criado há mais de 58 anos que sempre pretendeu mudar a visão dos serviços atendidos pelo SUS, a SOPAI HOSPITAL INFANTIL surpreende hoje pela qualidade da sua estrutura e pelo atendimento prestado à sociedade cearense. Criada pelo doutor Luis Braga França Ferreira, conhecido nacionalmente como Dr. Luis França, formou-se pela Faculdade de Medicina de Recife – Pernambuco, em dezembro de 1944. Fez estágio em Pediatria no Hospital Infantil Manoel Almeida de Recife. Concluído seu estágio, voltou à Fortaleza, sua cidade natal.

 

          O médico pediatra Luis França instalou seu consultório no Edifício Diogo, no centro da cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Assim anunciou no Jornal O POVO : “ Dr. Luis França (doença de criança) consultas Ed. Diogo – sala 41 tel: 3146 das 14 às 19 horas” . A aceitação pelas mães das crianças de varias classes sociais da capital foi rápida; e estas senhoras, a cada atendimento, aconselhavam o médico a mudar-se para local mais movimentado. Porém, o Dr.Luis França, sensibilizado com a pobreza existente nos bairros de Fortaleza, acabou optando pela Barra do Ceará.

 

          O renomado pediatra surpreendeu-se pela frequência de mães carentes. Assim, com mãos à obra, procurou logo ampliar as enfermarias para atendimento gratuito. No dia 25 de maio de 1959, criou a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (SOPAI). Em 18 de abril de 1962, registrou o Estatuto Social no Cartório Pergentino Maia, no livro de Registro de Pessoas Jurídicas nº 09, folha nº 233, sob o nº 1.579.

 

          Pela importância dos serviços prestados às crianças e à juventude carente dos vários bairros compreendidos pela região da Barra do Ceará, além de atender outras crianças de regiões e municípios adjacentes à zona metropolitana de Fortaleza, a SOPAI HOSPITAL INFANTIL foi considerada de Utilidade Pública pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em 02 de julho de 1963, pelo Estado do Ceará em 09 de outubro de 1967 e pelo Governo Federal em 31 de Janeiro de 1973.

 

          Com o falecimento do Dr. Luis França, o Dr. João França Neto, filho e sucessor, e também médico pediatra, assumiu a presidência da SOPAI. Através da sua dinâmica administrativa tornou a entidade mais objetiva para cumprir sua finalidade, modificou o Estatuto Social, ampliou as áreas de ação, firmou convênios com poderes públicos, montou leitos de retaguarda e leitos de isolamento para doenças infecto-contagiosas. Além disso, hoje o hospital conta com leitos para atendimento de saúde mental, sendo um dos principais do Norte-Nordeste, e ainda, firmando parcerias com associações congêneres e líderes comunitários, sempre apoiado pelos conselhos tutelares.

 

          Na sede da SOPAI presta-se serviços de medicina preventiva às crianças da comunidade, como: palestras sobre higiene e drogas, consultas, distribuição de medicamentos, translado de crianças enfermas para qualquer hospital através da Central de Regulação, exames complementares e alimentação completa para as mães acompanhantes dos pacientes internados. O hospital conta ainda com exames de raio-x, eletroencefalograma, ultrassom, exames de tomografia computadorizada e também exames laboratoriais. Assim se define a SOPAI: Amor de mãe, proteção de pai.